13 de mai. de 2007

Dom Francisco Restaurante

Dom Francisco - SCES Trecho 4, conjunto 5, Academia de Tênis - Lago Sul - Brasília

Restaurante tradicional em Brasília, de propriedade do chef Francisco Ansiliero, conta com uma das maiores e melhores adegas do Brasil com mais de 20.000 garafas. O caro chefe da casa é indiscutivelmente o bacalhau na brasa, simplesmente maravilhoso. Entretanto, impossível não falar (e comer) da picanha, muito bem guarnecida da famosa farofa de ovo da casa.
Já perdi a conta das vezes que estive no Francisco, me alternando entre esses dois pratos. Entretanto, em minha última visita, aproveitando o festival gastronômico Brasil Sabor, degustei pela primeira vez o feijão-de-santarém. Trazido como entrada no prato do festival, foi servido como uma salada com pirarucu. Esse feijão, bem pequeno e claro, tem um sabor leve e naturalmente amanteigado. A supresa entretanto ficou pela vinda do chef até a mesa. Aproveitei para perguntar sobre a origem do feijão. Segundo ele, esse feijão foi introduzido no Brasil quando 4 generais norte-americanos anistiados na Guerra de Secessão, vieram para terras brasileiras e por aqui estabeleceram-se na região norte. Com eles vieram as primeiras mudas do referido feijão. As primeiras mudas plantadas não vingaram. Em uma das tentativas, observou-se que a planta se adaptou bem quando plantada nas áreas ribeirinhas dos rios Tapajós e Amazonas, na época de baixa do rio. Essa história aconteceu em Santarém-PA.
Confesso que apesar de alguma pesquisa, não consegui validar a história contada por Francisco. De qualquer forma, valeu o bate-papo e mais uma boa história para contar em mesa de confrades da boa gastronomia.
Eu recomendo: Bacalhau na brasa
Vou gastar quanto: R$ 75,00

Um comentário:

priscila de la rocque disse...

meu nome é Priscila de La Rocque.
gostaria muito de aprender a respeito de vinhos com vocês.
vocês dão algum curso?
desde já agradeço;
Priscila de La Rocque